quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Maneiras de ECONOMIZAR...! Vale a Pena conferir!



Se o petróleo é considerado o ouro negro, nos próximos anos é provável que a água passe a ser conhecida como o petróleo incolor. O fato é que nos próximos anos a água vai ser tornar um recurso cada vez mais raro. Segundo o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – em inglês), até 2020, cerca de 1 bilhão de pessoas vai sofrer com a escassez de água. Além disso, até o fim do século, 1 terço de todas as espécies pode ser extinta devido ao aquecimento do planeta.

Nós, brasileiros, já sentimos na pele uma parte do problema. Em 2001, o apagão, causado pela seca e diminuição nos níveis das hidrelétricas, fez com que o PIB do país caísse em 1,5. Mas quem passou por aquela situação descobriu também o tamanho do desperdício energético, tanto no Brasil quanto no resto do mundo.

E, se há tanto desperdício, o que podemos fazer para mudar isso? Reunimos neste post 5 atitudes que você pode tomar em casa para diminuir o desperdício de água e outras 5 para diminuir o consumo energético. Afinal, em um país com uma matriz energética baseada em usinas hidrelétricas, eletricidade e água se misturam. E muito.

Economizando água:

- Escove os dentes com a torneira fechada. Deixar a torneira aberta por 1 minuto enquanto se escova os dentes gasta cerca de 15 litros de água. Vá além: leve um copo para o banheiro e escove os dentes com a água do copo. Eu fiz isso em casa. Resultado? Utilizo 1 copo por escovação, ou 200 ml.

- Só use água corrente na hora de enxaguar a louça. Encha a cuba de água e coloque a louça sujas dentro. Isso amolece a sujeira e facilita a limpeza. É bom para você, que tem menos trabalho, e bom para o planeta, porque assim economiza água e detergente, só precisando lavar e enxagüar uma vez.

- Na lavanderia, espere acumular as roupas e lave tudo de uma vez. Dessa forma, você economiza água e energia. Vá além: quando for trocar a maquina de lavar, prefira as Front Load, que gastam menos água e energia elétrica, lavando tão bem quanto. Elas podem ser mais caras, mas acabam se pagando.

- Guarde a água de enxagüe da lavadora de roupas para lavar o quintal, o carro, a calçada. Essa água é praticamente limpa e pode ser utilizada para limpar o quintal ou até para bater roupa no tanquinho. O termo para água reutilizada é água cinza.

- Separe o óleo e entregue para a reciclagem. Pode parecer que não tem nada a ver com água, mas a verdade é que 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água. Além disso, entope ralos e encanamentos. Ele também impermeabiliza o solo, causando enchentes nas grandes cidades. Vá além: recicle você mesmo o óleo de cozinha e faça sabão em casa. Uma das inúmeras receitas você encontra aqui.

Economizando energia:

- Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. Uma lâmpada comum desperdiça 95% da energia consumida em calor e só 5% em luz. As fluorescentes compactas são muito mais eficientes, transformando cerca de % em luminosidade. E, se antes elas tinham uma luz incômoda e intermitente, hoje podem ser brancas, amarelas e até utilizadas com dimmer. Vá além: esqueça as fluorescentes compactas e compre logo LEDs de alta luminescência. Eles têm uma eficiência maior ainda, vide as lanternas que estão por aí, são pequenos e versáteis. Mas o preço ainda os torna inviáveis para o consumidor.

– Deixe os alimentos esfriarem antes de colocar no refrigerador. As geladeiras possuem termostatos que indicam se a temperatura interna sobe muito. Quando ela sobe, o motor começa a funcionar para compensar e manter a temperatura mais baixa. Se você coloca a comida quente, o motor liga mais vezes. O abre-e-fecha tem o mesmo efeito, portanto tente abrir a geladeira o mínimo possível e nunca deixar a porta aberta. Uma solução simples para esse abre-e-fecha é anotar numa lousa ou papel na porta da geladeira o que tem lá dentro. Assim você não precisa abrir para verificar. Sem falar que esse processo acaba fazendo com que a comida dure menos lá dentro. Vá além: use um refrigerador ou freezer horizontal. Quando você for abrir, o frio vai encontrar mais dificuldade de escapar e, conseqüentemente, o aparelho vai passar menos tempo ligado. Infelizmente, só encontrei industriais com essa configuração.

- Fique atento ao selo do Procel, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Ele indica o gasto energético de cada eletrodoméstico e categoriza segundo seus padrões. É aquela letrinha adesivada (vai de A a G) que você encontra nas geladeiras, máquinas de lavar, ar condicionado e afins. Quanto mais próximo de A, melhor a eficiência do produto.

- Use o ar condicionado com moderação. Abra as janelas e feche as cortinas. No verão, se o calor for insuportável, tente deixar o ar ligado numa temperatura alguns graus acima do que você normalmente deixa. Prefira os ventiladores. Se não for possível evitar, desligue o aparelho 1 hora antes de sair por longos períodos. Use roupas leves para minimizar a sensação de calor.

- Tome banho após as 22h. Evite tomar banho ou qualquer outra atividade que utilize muita energia no horário de pico, das 17h às 22h. Dessa forma, evita sobrecarregar a rede elétrica e, conseqüentemente, diminui a necessidade de construir novas hidrelétricas. Vá além: instale chuveiros de baixo fluxo de água, desligue a água enquanto se ensaboa e utilize a posição verão sempre que possível. Se você mora no Rio ou Manaus, a posição verão é a desligado.



Cientistas dizem que em menos de 50 anos a água potável vai ser tão rara e tão cara como o petróleo é hoje, pois menos de 1% da água que existe no mundo é água doce, própria para o consumo humano.


Aqui vai uma dica: Para diminuir o consumo da geladeira, não coloque alimentos quentes ou sem tampa. E não coloque panos para secar na parte de trás: isso faz com que o motor da geladeira precise trabalhar mais.



A quantidade de água existente no Planeta Terra! Em total, são 1,6 bilhões de Km3, sendo 1.350.000.000 Km3 de água salgada; 29.000.000 Km3 de água doce nas geleiras e calotas; 8.600.000 Km3 de água doce congelada nos continentes e sob eles 13.000 Km3 na forma de vapor de água na atmosfera.



1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.



2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.


3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.



4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.


5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.
8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA – Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

Você vai ganhar muito com isso !

Nenhum comentário:

Postar um comentário